quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comida simples

Na semana passada eu estava assistindo a um programa de culinária no Fox Life, e um chef apresentou um arroz de pato. Eu achei interessante ele ter descrito o prato como "simples".
Fiquei me questionando quais devem ser os aspectos que determinam se um prato é simples ou não. Será que ele o definiu assim por conta de os ingredientes não serem tão incomuns? É... porque, fora o pato, o resto é absolutamente cotidiano: cebola, aipo, cenoura, azeite, vinho tinto...
Só que a receita tem um tempo de preparo nem um pouco simples. Para mim, qualquer receita que necessite de 24 horas de marinada não pode ser simples, ainda que o mais complicado seja esperar marinar.
Então, mesmo sem qualquer autoridade na área, acho que posso tentar desenvolver uma classificação de pratos considerando não apenas técnica de preparo e ingredientes, mas o próprio tempo de preparo.
Para mim, um prato é simples se eu posso prepará-lo, com mise en place e tudo, em, no máximo, 30 minutos. Prato simples, pra mim, é aquele que eu posso fazer quando minha empregada falta sem me avisar que vai faltar, e só avisa que não vem mais faltando uma hora para que eu sirva o almoço.
É um desafio...
Entra nessa categoria o escondidinho de carne do sol. Normalmente a carne do sol não vem congelada. Ela só precisa ser dessalgada um pouco. Já comprei algumas que pude fritar logo depois de deixá-las por dez minutos na água. Outras, só lavei em água corrente e voilá.Não sei se é comum, mas meu escondidinho de carne do sol é feito com pirão de leite, e não de aipim. Rápido, consegui colocar tudo na mesa (escondidinho, farofa e ainda um molho campana) ainda quente (isso é um desafio para quem é inexperiente como eu) em 40 minutos. Preciso melhorar esse tempo. E preciso de novas receitas para esse tipo de ocasião.Alguém tem sugestões para me dar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde julho de 2010

Contador de visitas