segunda-feira, 10 de maio de 2010

A gastronomia como profissão

Há uns três anos atrás, quando eu não fazia ideia do que eu deveria fazer de minha vida e estava me afogando no meu mestrado em Letras, meu marido me perguntou o que eu gostaria de fazer se eu não precisasse ganhar dinheiro.
"Se você ganhasse na loteria hoje, e não precisasse mais trabalhar para ganhar dinheiro, o que você faria?" - ele disse
Respirei fundo e senti uma pontada na boca do estômago, pois eu sabia que não tinha a menor pista sobre o que eu queria “ser quando crescer”. Na hora, respondi que não sabia, mas que, talvez, comprasse muitos imóveis e os colocasse para alugar para viver de renda, sem ter que trabalhar muito. Soou como se eu fosse uma grandessíssima preguiçosa, mas o fato é que eu realmente não sabia. Algum tempo depois, procurei orientação vocacional com uma psicóloga... foi lá que eu avistei o caminho que me levou à gastronomia.
Hoje eu sei que, se eu ganhasse na loteria, eu iria trabalhar muito, em um restaurante meu... continuaria estudando, me aperfeiçoando, fazendo cursos, comprando livros e mais livros da área (sabia que eles são caríssimos?). Mas ganhar na loto é algo quase impossível, principalmente considerando que eu raramente jogo.
Bem, por que eu estou escrevendo isso mesmo? Ah... porque quando eu li o último post, ficou parecendo que eu sou uma pessoa meio mercenária, quando falei que quem trabalha de graça é o sol. Acho que não fui muito clara quando escrevi aquilo. Na verdade, o que eu quis dizer é que, pelo que eu andei pesquisando a respeito do mercado de crítica gastronômica, não dá para eu largar meu emprego de professora e passar a batalhar por isso, nessa área específica, pois a cultura brasileira ainda não vê o crítico gastronômico como um profissional de gastronomia, mas sim como um jornalista (o que eu não sou) que entende de comida, ou porque cozinha um pouco, ou porque gosta muito de apreciar uma boa comida e tem experiência com isso. (É PRECISO ENFATIZAR QUE EU ESTOU FALANDO ISSO COM BASE NO QUE EU ANDEI OUVINDO A RESPEITO. CONVERSEI COM OUTRA ESTUDANTE DE GASTRONOMIA, TAMBÉM PROFESSORA, QUE JÁ FEZ ALGUMAS PESQUISAS NA ÁREA DA CRÍTICA GASTRONÔMICA, E FOI ISSO QUE ELA DESCOBRIU.)
Então eu volto ao ponto em que defino que quero trabalhar na área de gastronomia, mas tenho meus compromissos, meus filhos para criar, e, mesmo sabendo que estarei me realizando, fazendo algo que amo, preciso ganhar dinheiro com isso, afinal, realização profissional é ganhar dinheiro fazendo o que se ama. Estou certa ou estou errada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde julho de 2010

Contador de visitas